terça-feira , Maio 22 2018
Home / Consultar Saldo FGTS Com o PIS / Veja aqui como consultar seu saldo de FGTS com o PIS

Veja aqui como consultar seu saldo de FGTS com o PIS





Milhões de brasileiros querem, todos os dias, ter uma poupança que ajude a atingir o sonho de ter a casa própria. Ou usar para, infelizmente, pagar despesas com alguém na família que sofra de uma doença terminal.

O Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço, o FGTS é o único direito trabalhista que permite que os trabalhadores, principalmente das classes mais baixas, tenham esta reserva em momentos cruciais como esses.

O empregador tem a obrigação de, mensalmente, recolher ao Governo 8% do salário bruto (incluindo horas extras e gratificações) em nome de cada funcionário. Desta forma, podemos dizer que a cada 12 meses, o trabalhador tem quase 1 salário bruto em poupança.

Mas, por ser um direito que é criado mensalmente e por todos os anos que a pessoa trabalhe como CLT, e que depende do depósito das empresas, é fundamental que o trabalhador controle.

Importante:

  1. Após a consulta, se você achar que faltam depósitos de alguma empresa na época que você trabalhou para ela, veja em nosso artigo como fazer para reclamar o seu direito.
  1. Muito importante acompanhar bimestralmente o seu saldo de FGTS para evitar problemas que sejam difíceis de resolver no futuro.

Veja aqui como consultar seu saldo de FGTS com o PIS e evite surpresas desagradáveis no futuro.

Como consultar o FGTS pelo PIS





O processo é muito simples. Basta acessar o site de Serviços Sociais da Caixa e ter à mão o número do PIS e a Senha Internet.

Na primeira tela, digite seu número de PIS, sua senha, clique na caixa do lado da frase Não Sou Um Robô e clique em OK.

consultar-fgts-pelo-pis-1

Consultar FGTS Pelo PIS

Na tela seguinte, você deve escolher a opção FGTS e depois a opção Extrato.

Na tela seguinte, você terá o resultado com o saldo e a movimentação e também a opção de Imprimir.

Será que eu tenho número do PIS?

Se você já trabalhou pelo menos uma vez com carteira assinada, seja quanto tempo for, você certamente tem o número do PIS. O empregador é obrigado a registrar o funcionário no cadastro do PIS, caso ele não tenha, e citar o número na Carteira de Trabalho.

Este número será usado pelo Governo para os controles de direitos, como o Abono Salarial e o PIS/PASEP, e pelo próprio trabalhador para diversas consultas e procedimentos sobre estes mesmos direitos.

Caso você não localize na sua Carteira de Trabalho, procure o Departamento Pessoal de uma das empresas onde você trabalhou ou a empresa atual. Elas certamente têm o seu número em seus sistemas.

Não tenho Senha Internet Caixa. Como faço??

Além do número do PIS, a Senha Internet Caixa, é indispensável para acessar, no site do banco, os disponíveis para o trabalhador.

Para consegui-la, é muito simples. Basta acessar os Serviços Sociais da Caixa e, na primeira tela, digitar seu PIS, clique na caixa do lado da frase Não Sou Um Robô e clique em Cadastrar Senha.

Após isto, o sistema abrirá uma tela para você digitar alguns dados pessoais e confirmar.

E na tela seguinte o sistema solicitará que você digite duas vezes a senha que quer cadastrar.

Pronto. Após confirmar, você terá a senha necessária para fazer a consulta do seu saldo de FGTS com o PIS.

consultar-fgts-pelo-pis-2

Consultar FGTS Pelo PIS

Quer conhecer muito mais sobre o FGTS? Clique em Tudo que você precisa saber sobre o FGTS

Gostou deste artigo?

Visite nosso blog!

Temos mais informação de qualidade para ajudar no seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *