Pular para o conteúdo

Como Verificar O Saldo E Regularizar Bilhete Único





    O saldo Bilhete Único é algo que faz parte do dia a dia dos paulistanos, e agiliza a vida corrida na hora de entrar no ônibus e no metrô, evitando que o usuário ande com o valor da passagem.

    A segurança unida à usabilidade faz o bilhete único em São Paulo ser uma referência mundial, já que ele integra passagens para ônibus, micro-ônibus, metrô e trens da CPTM.

    O saldo cartão Bilhete Único está disponível para usuários em geral, estudantes, professores, deficientes e para gestantes. Entenda como funciona cada modalidade:

    • Bilhete Único: Esse cartão é voltado para a compra de crédito Comum, Estudante e Vale-Transporte, para uso em ônibus, micro-ônibus, metrô e trens da CPTM.

    O Valor mensal permitido nessa modalidade é R$213,80 para somente ônibus ou apenas metrô, e R$338,00 para o Integrado (ônibus + metrô). O limite é de até 10 embarques por dias, durante 31 dias corridos.

    • Comum: Nessa modalidade, o usuário pode utilizar nos transportes citados acima, e terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes. Você coloca os créditos comuns, de Estudante e Vale-Transporte, e usa tudo num só cartão.
    • Estudante/Professor: Pode ser usado nos ônibus municipais, trens do metrô e da CPTM, e nos Terminais e Estações de Transferência do Expresso Tiradentes. O Bilhete do Professor é exclusivo para uso nos trens do metrô e da CPTM.

    Já os estudantes, para terem direito, precisam cumprir alguns requisitos: frequentar cursos regulamentados, morar a mais de 1km da escola, ter oferta de transporte público no percurso escola/casa e vice-versa, e a escola estar cadastrada na SPTrans.



    • Vale-Transporte: Esse Bilhete Único é fornecido pelas empresas. O empregador oferece aos seus funcionários, para custear as despesas do percurso residência/trabalho e vice-versa.
    • Especiais: Para o uso de pessoas idosas, com deficiência, obesas e gestantes. Essas duas últimas categorias, a partir do quinto mês, também têm o direito de sair pela porta da frente dos ônibus, mas precisam pagar a tarifa comum.
    • Mãe Paulistana: Esse cartão é de uso exclusivo para as mulheres gestantes que moram na cidade de São Paulo, e fazem parte do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido, para realizar consultas e exames nas UBS’s.

    Para ter direito é preciso realizar o cadastramento diretamente nas unidades de saúde.

    Saldo Bilhete Único

    Saiba Como Consultar E Regularizar O Saldo Do Bilhete Único

    Para ter saldo Bilhete Único SP, mensalmente o usuário adiciona um valor, através dos vários pontos de abastecimento, como supermercados, bancas de revistas, barracas, farmácias, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.

    Neste artigo, nós vamos ajudar você a como consultar o saldo do Bilhete Único, além de ajudá-lo caso seu Bilhete Único seja cancelado. A seguir você confere como ver o saldo tanto no celular, como nos pontos específicos.

    Como Ver Saldo do Bilhete Único?

    Existem alguns mecanismos que permitem a recarga e a consulta saldo Bilhete Único. A seguir mostro como fazer isso por meio do aplicativo Ponto Certo, através das lojas físicas e virtuais e dos pontos de vendas e de atendimento.




    O app Bilhete Único Ponto Certo traz agilidade para o dia a dia do paulistano. O usuário pode recarregar seu Bilhete Único São Paulo diretamente do seu celular pré-pago, além de oferecer a compra de créditos para usufruir de serviços digitais como filmes, jogos e e-books.

    Com o aplicativo você insere créditos no Bilhete Único Comum, Estudante/Professor, Diário e Mensal. O usuário também tem a opção de inserir créditos para seu celular pré-pago e pagar a fatura do cartão de crédito, bem como realizar o pagamento de boletos e fazer transferências bancárias.

    Para o usuário que tem um aparelho celular, com a tecnologia NFC, e que é compatível com o Bilhete Único, pode conferir o saldo diretamente no seu aplicativo. No app, também é possível administrar mais de um cartão de transporte e pagar a taxa de renovação de estudante.

    Como Carregar O Bilhete Único Pela Internet

    Para quem não é adepto dos aplicativos, existe outra opção. O usuário tem a possibilidade de fazer a recarga através da loja virtual da SPTrans, se cadastrando, colocando o valor desejado e emitindo um boleto para comprar créditos para o seu vale-transporte.

    Esse procedimento é indicado para os empregadores fazerem a recarga dos créditos para os seus colaboradores. Além do método virtual, é possível fazer a recarga na loja física, comprando os créditos diretamente no guichê, assim imediatamente o seu Bilhete Único fica recarregado.

    Para resolver algum problema dos cartões dos tipos Comum, Vale-Transporte e Estudante, como bloqueio, restituição e emissão de segunda via, o usuário pode recorrer aos vários pontos de venda e atendimento espalhados por São Paulo e região metropolitana.

    As bancas de jornais, farmácias e padarias credenciadas funcionam como pontos de vendas de créditos, e você pode comprar recarga em créditos para Bilhete Único Comum, Vale-Transporte, Estudante e Mãe Paulistana.

    Como Saber Se O Bilhete Único Foi Cancelado

    Caso você tenha um Bilhete Único bloqueado com saldo, é provável que o cartão esteja danificado pelo tempo, ou o sistema encontrou alguma incongruência nos dados.

    Para resolver esse problema, é necessário entrar no site da SPTrans e clicar no banner “Consulte a Situação do seu Bilhete Único”. Em seguida, é preciso digitar o número do cartão, ou na falta deste, você pode fazer login com o número do seu CPF.

    A ferramenta online oferece ao usuário uma rápida consulta ao status de seu cartão. Para dúvidas ou informações, o usuário pode ligar para central telefônica da SPTrans pelo o número 156, a ligação é livre de cobranças e o atendimento funciona 24 horas.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço, e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.