quinta-feira , julho 19 2018
Home / Salário Maternidade / Salário Maternidade

Salário Maternidade

O Salário Maternidade é garantido por lei a mulheres que passem por uma gestação e parto ou adotem uma criança. É um benefício que deve ser pago pela empresa que registra essa trabalhadora.




A ideia do Salário Maternidade é dar a mãe um respaldo para passar um período com o seu filho.

Em casos de adoção, ainda que não seja de recém-nascido, a lei entende que existe a necessidade de adaptação para ambos – mãe e criança – e por isso garante o direito.

Apesar de ser um tema de extrema relevância e importância, muita gente ainda tem dúvidas sobre o Salário Maternidade. Vamos justamente falar a respeito disso, e explicar como funciona.

salario-maternidade

Como Funciona o Cálculo Salário Maternidade?

Para realizar o cálculo do Salário Maternidade, são considerados os salários dos últimos 12 meses. O valor considerado é sempre o bruto, e não o líquido. Chega-se então a uma média que será o Salário Maternidade.

A Previdência Social, no entanto, garante que esse valor nunca seja inferior a 1 salário mínimo. Sendo assim, considerando o salário mínimo atual, toda mulher tem direito a um salário de 954 reais.

Como Calcular Salário Maternidade?





Calcular o Salário Maternidade é muito simples! Vamos supor que você vai receber o benefício. Então será feito um levantamento de seus salários ou contribuições individuais pelos últimos 12 meses (1 ano!).

Supondo que esse cálculo deu R$11.244,00, é necessário dividir isso por 12. Então: 11.244,00/ 12 = R$ 937,00. O valor a ser recebido é 937 reais ao mês.

Caso o valor seja muito baixo, ele recebe um acréscimo para alcançar o salário mínimo. Mas não se preocupe! Quem faz esse cálculo é o próprio sistema do INSS.

Qual Valor Salário Maternidade?

No Brasil, existe o salário mínimo. Esse é o salário piso para trabalhadores registrados. Ou seja, ninguém pode receber menos do que isso quando está registrado em CLT.

O Salário Maternidade também considera essa lei, e a mulher recebe, no mínimo, 1 salário mínimo por mês durante o seu afastamento. O valor máximo será de 12.720. A média é tirada a partir do cálculo dos 12 últimos salários recebidos de forma bruta pela empregada.

Você poderá ser elegível para receber no mínimo 4 parcelas e no máximo 6 parcelas de seguro. Os valores serão depositados na conta da caixa, e você deverá receber um cartão em sua residência para realizar o saque.

Como Receber Salário Maternidade?

Se você trabalha em uma empresa, deve procurar o setor de Recursos Humanos para fazer a solicitação do seu Salário Maternidade.

Para tanto você deve ter um comprovante do nascimento ou um laudo médico de 8 meses de gestação.

Mulheres desempregadas podem requerer o benefício em um posto da previdência social. Mas nesse caso é necessário que tenha trabalhado de carteira assinada no mínimo 14 meses e meio antes de dar à luz a criança.

Onde Dar Entrada no Salário Maternidade

Você poderá dar entrada em seu Salário Maternidade diretamente no departamento pessoal da empresa onde trabalha. Se você está desempregada, é MEI ou ainda trabalhadora rural, o procedimento muda.

Nesse caso você deve acessar o site do INSS. Lá você deverá agendar um horário para ir até uma agência fazer a solicitação.

Para tanto deverá portar, além de seus documentos básicos, uma certidão de nascimento ou adoção da criança ou um laudo médico solicitando afastamento.

O Salário Maternidade é assegurado por lei. Ele garante a sua segurança financeira durante o pós-parto ou adaptação de um filho adotivo. Recorra ao seu direito quando necessário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *