quarta-feira , outubro 24 2018
Home / Extrato FGTS / Extrato FGTS – Veja Aqui Como Retirar

Extrato FGTS – Veja Aqui Como Retirar

De todos os direitos trabalhistas, o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço, o FGTS é o mais conhecido dos brasileiros, porque acompanha a vida profissional dele, através dos depósitos que seus empregadores vão fazendo durante os contratos, e porque torna-se uma reserva financeira interessante para alguns momentos importantes da vida.



  1. O trabalhador pode usar o saldo para pagar total ou parcialmente a aquisição de imóvel ou para amo
  2. rtizar o saldo devedor do financiamento.
  1. Pode sacar para pagar despesas próprias ou com familiares com doença terminal.
  1. Pode usar quando se aposentar e ter uma reserva extra.

O cálculo do FGTS é simples: se o trabalhador ganha 1.000 reais, o seu empregador deverá recolher 80 reais (8%) todos os meses durante o contrato de trabalho. E este valor não é descontado do salário.

Então, para cada 12 meses, o FGTS terá quase 1 salário de saldo.

E com os vários empregadores que podemos ter ao longo da carreira, é preciso atenção com os depósitos de cada um.

E o Extrato FGTS é um documento fundamental para ajudar quando houver algum problema com depósitos não feitos ou não incluídos no sistema do Governo.

Veja aqui como retirar o extrato do FGTS e ficar mais tranquilo com este importante patrimônio do trabalhador.

Como Retirar o Extrato FGTS





Existem três formas de retirar o extrato do FGTS.

  1. Na Internet: o trabalhador pode tirar o extrato de FGTS através do site de Serviços Sociais da Caixa, tendo à mão o número do PIS e a Senha Internet.

Basta informar os dados acima, clicar em Não Sou Um Robô e depois em OK. Na tela seguinte, selecionar as opções FGTS e depois Extrato.

Assim, o sistema retornará os dados atualizados do atual empregador (se houver), dados do trabalhador, data da última atualização e o saldo. Sobre as movimentações, o extrato mostra os lançamentos – depósitos e rendimentos – dos últimos 6 meses.

Por este motivo, é importante acompanhar a cada dois meses, no máximo.

O sistema tem a opção Imprimir.

retirar-extrato-fgts-1

Extrato FGTS

  1. Em casa: você pode receber um extrato bimestral com o movimento dos depósitos e o saldo atualizado. Basta solicitar pelo telefone 0800-7260101.
  1. Terminais eletrônicos: é uma forma muito conhecida e usada pela maioria das pessoas. Basta ir a uma das agências da Caixa com o Cartão Cidadão.

Não Tenho o Cartão Cidadão. Como Faço?

O Cartão Cidadão é uma forma muito prática de consultar e sacar direitos trabalhistas, como Abono Salarial, PIS/PASEP e FGTS.

Para providenciar, basta ligar para a Caixa pelo telefone 0800-726-0207 com seu número de PIS à mão ou ir até uma agência da Caixa, levando sua Carteira de Trabalho e um documento de identidade com foto.

Ao receber o Cartão Cidadão, para cadastrar a senha dele, ligue para a Caixa pelo telefone acima e compareça a uma Lotérica com um documento de identidade com foto.

Quando Tenho Direito à Multa do FGTS?

A multa representa 40% do saldo de depósitos que a empresa fez para o funcionário durante a vigência do contrato de trabalho e é paga quando o trabalhador é demitido sem justa causa.

É uma forma de compensar uma demissão não provocada e esperada pelo funcionário – caso de cortes por economia da empresa, por exemplo – e para desestimular as demissões indiscriminadas.

Porém é importante ressaltar que a multa é devida no momento da demissão e obrigatório de pagamento, não pode ser acumulado com o saldo dos depósitos, mesmo que o trabalhador decide manter os saldos na conta do FGTS.

O Governo, na Reforma Trabalhista em 2017, incluiu a multa rescisória, porém de 20%, nos casos de acordo de demissão.

Quer conhecer muito mais sobre o FGTS? Clique em Tudo que você precisa saber sobre o FGTS

Gostou deste artigo?

Visite nosso blog!

Temos mais informação de qualidade para ajudar no seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *