terça-feira , dezembro 18 2018
Home / FGTS na Caixa / Caixa e FGTS, muitos serviços para o trabalhador

Caixa e FGTS, muitos serviços para o trabalhador

O FGTS certamente é o mais conhecido direito trabalhista e que atinge a maioria dos trabalhadores brasileiros, pois está ligado ao trabalho de carteira assinada e a empresa é obrigada a recolher um percentual do salário bruto de cada funcionário (8%) para o Governo.

Desta forma se cria uma poupança em nome do trabalhador, que vai sendo gerada ao longo dos contratos de trabalho que ele tiver. E o melhor, este valor não é descontado do salário.

Mas você sabe se a empresa está pagando os depósitos mensais em seu nome? Quanto é o seu saldo atual com os rendimentos?




A Caixa Econômica Federal é o banco oficial para você administrar o FGTS e no dia a dia corrido às vezes precisamos das respostas destas perguntas na hora de tomar decisões.

Vamos falar do conteúdo da FGTS na Caixa, são muitos serviços para o trabalhador.

caixa-fgts-1

Parceira Caixa e FGTS

O que preciso ter para usar os serviços de FGTS da Caixa?

Para acessar os canais de atendimento da Caixa e acompanhar seu FGTS , é preciso ter o Número do PIS e a Senha Internet.

O número do PIS é a identificação do trabalhador nos serviços do Governo para concessão de direitos e deve estar na sua Carteira de Trabalho.

A Senha Internet é usada junto com o PIS para acessar os serviços na página de Serviços Sociais da Caixa.

Um outro documento importante é o Cartão Cidadão. Ele permite consultar e tirar extrato nos terminais de atendimento das agências e também sacar o valor nos balcões de atendimento.

Quais os serviços que a Caixa oferece para o controle do FGTS?





Vamos falar do que a Caixa oferece para você controlar seu FGTS.

1 – Aplicativo no celular: uma opção muito prática e rápida, você pode acompanhar os créditos e o saldo, gerar um extrato que fica guardado no aparelho e atualizar seus dados no sistema da Caixa. É só baixar o aplicativo no seu aparelho e se registrar usando o seu PIS.

caixa-fgts-2

Parceira Caixa e FGTS

2 – Mensagens no celular: a opção mais simples, você recebe um SMS a cada vez que um depósito é feito na sua conta. O cadastro é através da página de Serviços Sociais da Caixa.

3 – Site da Caixa: é a opção mais ampla, nele você pode consultar saldo, movimentos, dados pessoais, atualizar endereço e imprimir extrato. O acesso é pelo PIS e Senha no site de Serviços Sociais da Caixa.

4 – Extrato em casa: a Caixa pode liberar um extrato a cada dois meses para entrega na sua residência, basta cadastrar o serviço na página informada anteriormente ou pelo telefone 0800-7260101.

5 – Consultas nos terminais de atendimento: este serviço é o mais usado, por ser feito numa agência do banco, mas para ter acesso é preciso ter o Cartão Cidadão. Você pode solicita-lo numa agência ou pelo telefone 0800-7260707.

E quando tenho direito ao saque do meu FGTS?

São várias as situações que permitem o saque. As principais são:

  • Ao completar 70 anos.
  • Na demissão sem justa causa.
  • Na aposentadoria.
  • Usando o saldo total ou parcialmente para compra de imóvel ou para pagar saldo devedor.
  • Nas doenças graves (como Câncer e AIDS) do trabalhador, cônjuge e filhos.
  • No estágio terminal de qualquer doença.
  • Se a conta de FGTS estiver por 3 anos ininterruptos sem depósitos.

Quer conhecer muito mais sobre o FGTS? Clique em Tudo que você precisa saber sobre o FGTS

Gostou deste artigo?

Visite nosso blog!

Temos mais informação de qualidade para ajudar no seu dia a dia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *