quinta-feira , agosto 16 2018
Home / Abono Salarial / Abono Salarial – você conhece este direito?

Abono Salarial – você conhece este direito?

Existem direitos que são os mais conhecidos da população porque envolvem grandes valores, um longo tempo de contribuição ou atingem todos os trabalhadores, como por exemplo o FGTS – Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço ou a Aposentadoria.




Mas existem alguns que apesar de serem conhecidos, não envolvem todos os trabalhadores e precisam ser muito bem acompanhados, porque tem regras para ter direito e calendários para ser recebidos.

O Abono Salarial, você conhece esse direito? Neste artigo vamos falar tudo que você precisa saber sobre ele. Depois de ler aqui, é só acompanhar e retirar este valor tão bem-vindo no dia a dia!

Abono Salarial

abono-salarial-voce-conhece-esse-direito

O que é o Abono Salarial?





É um valor, correspondente a um salário mínimo, pago anualmente, proporcional ao tempo trabalhado no ano anterior e aos trabalhadores que cumpram algumas condições e conforme um calendário.

Todas as empresas mensalmente pagam ao Governo um imposto, o PIS/PASEP, e esses pagamentos criam um fundo que é usado pelo Governo para sustentar o pagamento do Abono Salarial e do Seguro-Desemprego.

O objetivo do Abono Salarial é ser uma renda extra ao trabalhador, que ele pode usar da melhor forma, para uma reserva de emergência ou para a aposentadoria.

o-que-e-abono-salarial

Tenho direito ao Abono Salarial?

Nem todos os trabalhadores tem direito, é importante ter todas as condições para sacar o Abono Salarial:

  1. Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos, no mês que o valor estará disponível. Por exemplo, se o mês para receber é junho de 2018, o trabalhador deve ter sido cadastrado no PIS/PASEP até junho de 2013.
  1. Ter recebido, no ano anterior ao do recebimento, uma renda média de até 2 salários mínimos nacionais.
  1. Ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano anterior ao do recebimento para Pessoas Jurídicas (empresas). Não precisam ser consecutivos e podem ter sido trabalhados em mais de uma empresa. O trabalho para Pessoas Físicas não dá direito pois essas não contribuem com o PIS/PASEP e não emitem a RAIS.
  1. Ter registro completo na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais que é um relatório anual emitido pelas empresas e entregue ao Ministério do Trabalho no começo de cada ano com dados de quem trabalhou nelas no ano anterior. Este registro é uma obrigação anual de todas empresas. Em caso de dúvidas, o Departamento Pessoal da empresa pode confirmar que seu nome está na RAIS.

Como sei se estou cadastrado no PIS/PASEP?

O cadastro no PIS/PASEP é obrigação da primeira empresa onde você se empregou, e ela deve colocar este número na sua Carteira de Trabalho. 

Tenho direito. Como saber o valor do meu Abono Salarial?

O valor a ser recebido varia conforme o número de dias trabalhados no ano anterior e sempre um mínimo de 30 dias. Você pode consultar o seu valor de Abono Salarial clicando na página dos Serviços ao Cidadão da Caixa na internet.

Se você não tem uma senha para acesso aos serviços, clique aqui e veja como cadastrar. Depois é só clicar na página de Serviços novamente.

Como consultar o valor do Abono Salarial

Nesta página, você digita o seu PIS ou PASEP, sua senha, clica na caixa abaixo da senha e em OK.

como-consultar-valor-abono-salarial-passo-1

Na tela seguinte, clique em PIS.

como-consultar-valor-abono-salarial-passo-2

Na tela seguinte, clique em CONSULTA A PAGAMENTO.

como-consultar-valor-abono-salarial-passo-3

Na tela seguinte, aparecerá o resultado, no caso abaixo não há valor (não tem direito).

como-consultar-valor-abono-salarial-passo-4

Importante!

O valor pago é proporcional ao tempo trabalhado no ano anterior. A tabela abaixo é a vigente em 2018.

como-consultar-valor-abono-salarial-passo-5

Quando sacar o meu Abono Salarial?

Você deve acompanhar o prazo para saque na tabela de Abono Salarial que é divulgada anualmente pelo Governo e publicamos em nossa página.

No final deste artigo você tem as últimas tabelas publicadas, de 2016/2017 a 2018/2019.

Para trabalhadores cadastrados no PIS, os prazos são definidos pelo mês de aniversário. Para trabalhadores cadastrados no PASEP, os prazos são definidos pelo último número do cadastro.

Cada mês de aniversário ou número de PASEP tem uma data diferente de começo do prazo e todos tem a mesma data de término.

Muito importante!

Se você perder o prazo, não será mais possível sacar. O benefício daquele ano estará perdido!

Como sacar o meu Abono Salarial?

Existem algumas formas de saque do Abono Salarial PIS.

  1. Nas agências da Caixa ou Lotéricas – basta levar o Cartão Cidadão e um documento de identidade com foto. O saque é imediato.
  1. Se você não tiver o Cartão Cidadão, pode sacar numa agência da Caixa levando o número do PIS (recomenda-se levar a Carteira de Trabalho) e um documento de identidade com foto. Você pode escolher entre sacar o valor ou depositar em uma conta.
  1. Algumas empresas têm folha de pagamento com a Caixa e podem providenciar o crédito direto na sua conta-salário. Recomendamos contatar a sua empresa para ver esta possibilidade.
  1. Se você for correntista da Caixa, é possível o banco creditar diretamente e isso acontece 2 dias antes do prazo dado para os saques. É só conferir a sua conta conforme o prazo.

Para sacar o Abono Salarial PASEP, deve-se ir a uma agência do Banco do Brasil com o número do PASEP e um documento de identidade com foto.

como-sacar-abono-salarial

Tabela do Abono Salarial 2016

tabela-do-abono-salarial-2016

Tabela do Abono Salarial 2017


tabela-abomo-salarial-2018

Tabela do Abono Salarial 2018


Tabela do Abono Salarial 2018

Tabela do Abono Salarial 2019

tabela-abomo-salarial-2019

Gostou deste artigo?

Visite nosso blog!

Temos mais informação de qualidade para ajudar no seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *